O que é um blog WordPress

Para quem pretende saber como ganhar dinheiro na Internet, uma das alternativas possíveis é criar um blog, especialmente um blog na plataforma WordPress, que é considerada uma das melhores e dotadas com mais recursos.

Um blog WordPress consiste em um blog feito e atualizado constantemente na plataforma WordPress.

Além disso, um blog criado nessa plataforma pode apresentar diversos temas como:

  • notícias,
  • arquitetura,
  • culinária,
  • esportes,
  • humor

ou qualquer outro tema. Essa é a grande maravilha do WordPress, poder personalizá-lo como você deseja.

Independente do tema, o WordPress oferece para os seus usuários uma ampla variedade de templates, que irão conferir para o blog uma identidade visual. Alguns templates são gratuitos e outros pagos.

Vale a pena ter um blog WordPress

Ter um blog hoje em dia é encontrar um meio de se comunicar com um vasto número de pessoas abordando o seu tema preferido.

Lembrando ainda que um blog vai muito além da simples disseminação de conteúdo, pois ele também funciona como um portfólio para os mais diversos profissionais.

Por isso, profissionais como fotógrafos, publicitários e jornalistas, por exemplo, podem armazenar em um blog os seus trabalhos, tendo assim um local acessível para divulgar as suas especialidades.

Em alguns casos, até mesmo aquelas pessoas que trabalham com atividades manuais, tais como artesanato, podem utilizar a plataforma para divulgar e vender os seus respectivos produtos.

A plataforma WordPress, portanto, é a ideal para quem quer criar e manter um blog. Sendo assim, é pertinente estar por dentro dos vários benefícios que ela pode oferecer para você. Entre eles estão:

Facilidade de instalação

Não há necessidade de possuir conhecimentos aprofundados sobre programação e desenvolvimento web para instalar um blog WordPress. A plataforma permite uma instalação rápida e intuitiva.

O próprio processo de postagens no blog também é fácil, oferecendo para o usuário opções como programar datas de publicação, publicar vídeos, fotos, infográficos e textos.

Muitas formas de personalização

Graças aos temas WordPress, você tem várias opções para personalizar o seu blog, sempre levando em consideração o conteúdo abordado em suas postagens.

Por meio do WordPress é possível alterar a aparência do seu blog, as cores de fundo, o posicionamento das abas e também o tipo de fonte utilizada. Além disso, para quem trabalha com programação e desenvolvimento web, ele traz também recursos interessantes.

Vale salientar ainda que o WordPress também traz outros recursos de personalização que posteriormente podem ser acrescentados, tais como slideshows e mapas. Com isso, o seu blog adquire mais funcionalidade e pode render vários acessos.

Contribuição para as técnicas de SEO

As técnicas de otimização de busca são recursos relevantes para que o seu blog seja bem posicionado nos buscadores como Google, Yahoo e Bing. Devido a esses recursos, as pessoas possuem grandes chances de encontrarem o seu blog em pesquisas.

O WordPress é uma plataforma que traz vários recursos que facilitam a otimização de um blog, inclusivo vários deles estão à sua disposição no painel de administração, permitindo que você faça as suas configurações para melhorar as técnicas de SEO.

Além disso, o WordPress possibilita que você efetue posteriormente a instalação de plugins que possuem o intuito de melhorar o processo de otimização de buscas.

Atualizações constantes

O WordPress é uma plataforma concebida para realizar atualizações frequentes das suas versões, obtendo com isso melhorias e correções em sua estrutura. Por causa dessa característica, essa plataforma está sempre se modernizando e oferecendo mais alternativas para os seus usuários.

É interessante destacar ainda que o WordPress é uma plataforma open source, ou seja, de código aberto. Isso permite mais autonomia para os usuários realizarem as modificações que consideraram necessárias.

Preocupação com segurança

Para quem utiliza o blog para o e-commerce, o WordPress é apto para receber importantes protocolos de segurança, entre eles o certificado SSL. Com esse protocolo, é possível realizar a criptografia dos dados em seu blog, protegendo senhas e arquivos.

Vale destacar, portanto, que a presença desse protocolo auxilia o seu blog na utilização das técnicas de SEO, possibilitando que ele adquira uma boa colocação nas páginas de busca na web.

Visualização em qualquer dispositivo

Diante da grande quantidade de pessoas que possuem tablets e smartphones, é importante que hoje em dia, em se tratando de investir em um blog, é essencial que ele tenha design responsivo.

O design responsivo permite que um site seja bem visualizado nesses dispositivos, facilitando que, cada vez mais, as pessoas tenham acesso a ele. Nesse caso, a plataforma WordPress já vem pronta para ser acessada em tablets, notebooks e smartphones.

Conclusão

Um blog WordPress é a melhor opção para quem quer ter presença online de maneira mais profissional, produzindo e compartilhando informação de qualidade.

E falando em compartilhar, não se esqueça de enviar essa postagem para os seus contatos, pois muitos ainda têm dúvida a respeito de qual é a melhor plataforma para criar um blog.

Comentários estão fechados.