Qual a melhor largura para meu site?

Essa pergunta surgiu quando fui mudar o template do blog e notei que o framework trabalhava com uma largura pré-definida de 1200 pixels. Até então meus temas usavam por padrão 1100 pixels.

Depois de uma pesquisa aprofundada em fóruns de discussão e sites especializados, a recomendação dos melhores desenvolvedores web do país foi fazer uma busca no seu sistemas de análise de tráfego (Google Analytics, por exemplo) e observar quais resoluções os leitores mais usavam e a partir daí traçar uma linha de corte de 80/20 e definir a largura ideal do site.

E como definir a linha de corte?

Primeiro vá no Google Analytics (ou similar) e acesse na pesquisa rápida a aba referente a Resolução de Tela. Configure um intervalo de tempo de pelo menos 6 meses.

Some o percentual de todas as resoluções acima de 1200 pixels e veja se pelo 80% dos leitores usam a resolução de tela de largura igual ou maior que 1200 pixels.

Se 80% de seus leitores usarem pelo menos 1200 pixels de largura, você poderá mudar a largura do seu site para 1200 pixels e priorizará quem tem tela que suporte pelo menos 1200 pixels, mas saiba que você estará “desprezando” 20% da sua audiência.

desenvolvedores web que mais rigorosos que sobem o percentual para 90%. Nós acreditamos que 80% já é o suficiente, afinal, ganhamos estamos contemplando a imensa maioria de leitores e ainda ganhamos espaço para trocar, por exemplo, os banners do Google Adsense de 300px por 336px que são mais rentáveis e geram mais receita ao blog.

régua

Birimbelo

Descomplicando sua vida digital.

Comentários estão fechados