Por que você deve começar a aprender LIBRAS ainda hoje

Você já deve saber que a Língua Brasileira de Sinais (ou LIBRAS) é o meio de comunicação usado por deficientes auditivos, para se expressarem-se entre si e com a comunidade. Em 2002, a LIBRAS foi reconhecida por lei no Brasil como uma linguagem oficial, ganhando uma regulamentação de sua circulação pelo país. Para fins de comparação, é uma língua como o Inglês, o Espanhol e o Português.

Comece agora mesmo o aprendizado em LIBRAS e impulsione sua carreira profissional

A criação da língua de sinais se deu devido à dificuldade de deficientes auditivos em aprender e se expressar pela língua portuguesa. Isso acontece porque é muito difícil ensinar uma língua escrita para quem não a conhece na oralidade. A LIBRAS é uma língua visual-espacial, com estrutura gramatical própria e um sistema linguístico completo para exercício da comunicação. É importante ressaltar que cada comunidade ao redor do mundo tem sua própria língua de sinais – a LIBRAS é a usada em território brasileiro.

Com o intuito de desmistificar o aprendizado da LIBRAS e mostrar que não só os deficientes auditivos devem se apropriar dessa língua, elencamos os principais motivos para você começar hoje mesmo a se aventurar nessa nova forma de se comunicar. Além de, é claro, fazer parte de uma sociedade mais inclusiva e aprimorar o currículo profissional. Confira!

1. Faça parte de uma sociedade inclusiva

O conhecimento em LIBRAS te deixa apto a se comunicar com mais de 9 milhões de brasileiros que possuem deficiência auditiva. Os dados foram apurados no Censo do IBGE, de 2010. A possibilidade de se comunicar com surdos faz com que a gente conheça-os melhor: seus estilos de vida, hábitos e desafios; o que nos torna mais empáticos para ajudá-los no dia a dia, na construção de uma sociedade mais inclusiva.

Com o conhecimento em LIBRAS, você se capacita para ser intérprete em serviços públicos ou privados. E até mesmo para trabalhar na área da educação, que é um direito fundamental, obrigatório por lei, e que só pode ser executado através da LIBRAS. A demanda existe no mercado, e é um ótimo caminho profissional para quem se identifica com esses valores.

2. Trabalhe suas habilidades interpessoais

Empresas estão buscando novas qualidades em seus funcionários; habilidades diferentes, que acrescentem ao ambiente de trabalho e que vão além de conhecimentos técnicos e formação acadêmica. É aí que surgem as habilidades interpessoais, que diferenciam profissionais com base em suas competências e personalidades.

Ter fluência em LIBRAS é uma dessas habilidades. Ao contratar pessoas que possuem esse conhecimento, as empresas buscam funcionários que prezam por uma comunicação inclusiva e que, consequentemente, se engajam na construção de uma sociedade mais igualitária. E isso diz muito sobre a personalidade de uma pessoa! Ter esse diferencial no currículo é se destacar de outros candidatos em um entrevista de emprego, ou até mesmo dentro de uma empresa.

3. Trabalhe pela inclusão digital

Existe uma lei de inclusão digital no Brasil, a Lei Brasileira de Inclusão, nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que diz:

“É obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos do governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente.”

Apesar de ser uma lei recente, não encontramos por aí muitos esforços em torná-la uma realidade. Pense: recentemente, você se lembra de ter acessado algum site com linguagem inclusiva para seus usuários? Não, né? Mais um motivo para aprender LIBRAS: a sua empresa pode sair na frente das concorrentes com essa oportunidade. E se você dominar a linguagem, pode sugerir esse projeto de inclusão e até mesmo liderá-lo!

4. Desenvolva seu raciocínio

Se você tem dúvidas sobre como é aprender LIBRAS, a resposta é simples: igual ao aprendizado de qualquer outra língua. É necessário tempo e dedicação para se tornar bilíngue ou poliglota ao acrescentar essa língua ao seu acervo. Mas os pontos positivos em aprender LIBRAS não param por aí: como qualquer aprendizado, a atividade também agrega agilidade ao raciocínio, fazendo com que você diversifique a sua forma de pensar entre o modo verbal e o visual. Ou seja, além de adquirir um novo conhecimento, você também fica mais apto a aprender coisas novas, com um raciocínio mais veloz.

Já se convenceu de que aprender LIBRAS só agrega mais à vida em sociedade, vida pessoal e vida profissional? Para entrar de cabeça no idioma é fácil: você pode fazer isso agora mesmo, com um curso online de LIBRAS altamente recomendado; um curso para quem quer aprender a língua do zero, de forma simples e dinâmica. Vamos lá?

Comentários estão fechados.